|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
05/07/2017 |
Data da última atualização: |
14/07/2017 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
SAMBUICHI, R. H. R.; SPINDOLA, P. A. C.; MATTOS, L. M. de; AVILA, M. L. de; MOURA, I. F. de; SILVA, A. P. M. da. |
Afiliação: |
REGINA HELENA ROSA SAMBUICHI, IPEA; PAULO ASAFE CAMPOS SPÍNOLA, IPEA; LUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC; MÁRIO LÚCIO DE ÁVILA, UNB; IRACEMA FERREIRA DE MOURA, MINISTÉRIO DA SAÚDE; ANA PAULA MOREIRA DA SILVA, IPEA. |
Título: |
Análise da construção da política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro, RJ: IPEA, 2017. |
Páginas: |
56 p. |
Série: |
(IPEA. Texto para Discussão, 2305) |
ISSN: |
1415-4765 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta parte dos resultados de um estudo que está sendo realizado sobre a Pnapo, abrangendo uma análise do seu processo de construção com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses representantes visando levantar o histórico de construção da política. Foi feita também uma análise exploratória qualitativa da concepção da Pnapo, utilizando-se o método de análise de conteúdo, com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que as agendas da agroecologia e da produção orgânica foram lentamente construídas dentro do governo por força das pressões da sociedade civil organizada. Outro fator importante para a construção dessas agendas foi o fortalecimento dos espaços de discussão, participação e articulação proporcionados pelos conselhos e comissões de participação social. Com relação à concepção da Pnapo, observou-se que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), formada por representantes do governo e de entidades da sociedade civil, e a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), composta por representantes dos ministérios que atuam na política, propiciaram a construção participativa entre governo e sociedade e estimularam uma abordagem interministerial dentro do âmbito governamental. Os principais desafios são o aprimoramento da gestão intersetorial e a ampliação da prioridade da Pnapo dentro do próprio governo. Conclui-se que a continuidade da política dependerá muito do reconhecimento da sociedade por sua importância, demandando do governo a sua manutenção e ampliação dos espaços conquistados. ABSTRACT: The National Policy for Agroecology and Organic Production (Pnapo) was created in 2012 to integrate, articulate and adjust the existing public policies concerning sustainable production of chemical-contaminant-free products. The referred policy combines rural development, conservation of natural resources and valorization of traditional communities? knowledge. This article presents part of the results of an ongoing study about Pnapo. It analyses the constructive process of the program according to representatives of social and governmental institutions that manage this policy. In order to collect the historical background of Pnapo, main participants of the policy building were interviewed. The results of this research show that agroecology and organic production programs were slowly structured inside the government through pressure of organized groups in society. Another relevant factor to this development was the growth in social involvement in councils and commissions. Regarding Pnapo?s conception, it was observed that dialogue spaces provided by the National Commission for Agroecology and Organic Production (Cnapo) (composed by representatives from the government and from civil society) and the Interministerial Chamber of Agroecology and Organic Production (Ciapo) (composed by representatives from the ministries that participates in the policy), have provided participative construction between government and society and stimulated an interministerial approach inside government. The main challenges are to improve the intersectional management of the program and to enforce the importance of Pnapo inside the government. It is concluded that the continuance of this policy will depend heavily on the society?s acknowledgement of its importance, demanding from the government its maintenance and the enlargement of already acquired spaces. MenosRESUMO: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta parte dos resultados de um estudo que está sendo realizado sobre a Pnapo, abrangendo uma análise do seu processo de construção com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses representantes visando levantar o histórico de construção da política. Foi feita também uma análise exploratória qualitativa da concepção da Pnapo, utilizando-se o método de análise de conteúdo, com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que as agendas da agroecologia e da produção orgânica foram lentamente construídas dentro do governo por força das pressões da sociedade civil organizada. Outro fator importante para a construção dessas agendas foi o fortalecimento dos espaços de discussão, participação e articulação proporcionados pelos conselhos e comissões de participação social. Com relação à concepção da Pnapo, observou-se que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo); Política pública; Transição agroecológica. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Agricultura Orgânica. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/161371/1/td-2305.pdf
|
Marc: |
LEADER 05023nam a2200265 a 4500 001 2071987 005 2017-07-14 008 2017 bl uuuu 00u1 u #d 022 $a1415-4765 100 1 $aSAMBUICHI, R. H. R. 245 $aAnálise da construção da política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil.$h[electronic resource] 260 $aRio de Janeiro, RJ: IPEA$c2017 300 $a56 p. 490 $a(IPEA. Texto para Discussão, 2305) 520 $aRESUMO: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta parte dos resultados de um estudo que está sendo realizado sobre a Pnapo, abrangendo uma análise do seu processo de construção com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses representantes visando levantar o histórico de construção da política. Foi feita também uma análise exploratória qualitativa da concepção da Pnapo, utilizando-se o método de análise de conteúdo, com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que as agendas da agroecologia e da produção orgânica foram lentamente construídas dentro do governo por força das pressões da sociedade civil organizada. Outro fator importante para a construção dessas agendas foi o fortalecimento dos espaços de discussão, participação e articulação proporcionados pelos conselhos e comissões de participação social. Com relação à concepção da Pnapo, observou-se que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), formada por representantes do governo e de entidades da sociedade civil, e a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), composta por representantes dos ministérios que atuam na política, propiciaram a construção participativa entre governo e sociedade e estimularam uma abordagem interministerial dentro do âmbito governamental. Os principais desafios são o aprimoramento da gestão intersetorial e a ampliação da prioridade da Pnapo dentro do próprio governo. Conclui-se que a continuidade da política dependerá muito do reconhecimento da sociedade por sua importância, demandando do governo a sua manutenção e ampliação dos espaços conquistados. ABSTRACT: The National Policy for Agroecology and Organic Production (Pnapo) was created in 2012 to integrate, articulate and adjust the existing public policies concerning sustainable production of chemical-contaminant-free products. The referred policy combines rural development, conservation of natural resources and valorization of traditional communities? knowledge. This article presents part of the results of an ongoing study about Pnapo. It analyses the constructive process of the program according to representatives of social and governmental institutions that manage this policy. In order to collect the historical background of Pnapo, main participants of the policy building were interviewed. The results of this research show that agroecology and organic production programs were slowly structured inside the government through pressure of organized groups in society. Another relevant factor to this development was the growth in social involvement in councils and commissions. Regarding Pnapo?s conception, it was observed that dialogue spaces provided by the National Commission for Agroecology and Organic Production (Cnapo) (composed by representatives from the government and from civil society) and the Interministerial Chamber of Agroecology and Organic Production (Ciapo) (composed by representatives from the ministries that participates in the policy), have provided participative construction between government and society and stimulated an interministerial approach inside government. The main challenges are to improve the intersectional management of the program and to enforce the importance of Pnapo inside the government. It is concluded that the continuance of this policy will depend heavily on the society?s acknowledgement of its importance, demanding from the government its maintenance and the enlargement of already acquired spaces. 650 $aAgricultura familiar 650 $aAgricultura Orgânica 653 $aPlano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) 653 $aPolítica pública 653 $aTransição agroecológica 700 1 $aSPINDOLA, P. A. C. 700 1 $aMATTOS, L. M. de 700 1 $aAVILA, M. L. de 700 1 $aMOURA, I. F. de 700 1 $aSILVA, A. P. M. da
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 20 | |
2. | | BENINI, R. de M.; LENTI, F. E. B.; TYMUS, J. R. C.; SILVA, A. P. M. da; ISERNHAGEN, I. Costs of ecological restoration in Brazil. In: WORLD CONFERENCE ON ECOLOGICAL RESTORATION, 7.; CONGRESO IBEROAMERICANO Y DEL CARIBE DE RESTAURACIÓN ECOLÓGICA, 5.; CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 1., 2017, Foz do Iguassu Linking science and practice for a better world: book of abstracts. Londrina: Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica, 2017. p. 183. S78.01.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
| |
4. | | TYMUS, J. R. C.; LENTI, F. E. B.; BENINI, R. de M.; SILVA, A. P. M. da; ISERNHAGEN, I. Native ecological restoration techniques employed in Brazil. In: WORLD CONFERENCE ON ECOLOGICAL RESTORATION, 7.; CONGRESO IBEROAMERICANO Y DEL CARIBE DE RESTAURACIÓN ECOLÓGICA, 5.; CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 1., 2017, Foz do Iguassu Linking science and practice for a better world: book of abstracts. Londrina: Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica, 2017. p. 338-339. T01-P05.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
| |
7. | | SAMBUICHI, R. H. R.; SPINOLA, P. A. C.; MATTOS, L. M. de; AVILA, M. L. de; MOURA, I. F. de; SILVA, A. P. M. da. Análise da concepção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. In: SAMBUICHI, R. H. R.; MOURA, I. F. de; MATTOS, L. M. de; AVILA, M. L. de; SPINOLA, P. A. C.; SILVA, A. P. M. da (Org.). A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil : uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília : Ipea, 2017. p. 117-145.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
9. | | SAMBUICHI, R. H. R.; SPINOLA, P. A. C.; MATTOS, L. M. de; AVILA, M. L. de; MOURA, I. F. de; SILVA, A. P. M. da. Análise da construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA RURAL, 10., 2018, Montevideo. Anais... Montevideo: ALASRU, 2018.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
11. | | SOUSA, A. E. DUARTE DE; FONSECA, K. S.; GOMES, W. K. DA S.; SILVA, A. P. M. DA; SILVA, E. de O.; PUSCHMANN, R. Control of browning of minimally processed mangoes subjected to ultraviolet radiation pulses. Journal of Food Science and Technology, v. 54, n. 1, p. 253-259, 2017.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
12. | | TAKEITI, C. Y.; MONTEIRO, R. P.; FREITAS, S. C. de; SILVA, A. P. M. da; MATTOS, M. C.; SOUSA, L. S. Caracterização da farinha de mandioca Copioba: uma contribuição para valorização da agroindústria familiar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25.; CIGR SESSION 6 INTERNATIONAL TECHNICAL SYMPOSIUM, 10., 2016, Gramado. Alimentação: árvore que sustenta a vida. Anais. Gramado: SBCTA Regional, 2016. 6 p. Food: the tree that sustains life. 588.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
| |
13. | | FIGUEREDO, P. E.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; TIAGO, A. V.; ROSSI, A. A. B.; PAULA, M. F. B. de; PINTO, J. M. A.; SILVA, A. P. M. da. Caracterização molecular de etnovariedades de mandioca obtidas da região periurbana de Sinop, Mato Grosso. In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 130-133.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
| |
14. | | RIBEIRO, L. P. D.; SILVA, A. P. M. da; LIMA, A. A. de; SILVA, E. de O.; RINNAN, A.; PASQUINI, C. Non-destructive determination of quality traits of cashew apples (Anacardium occidentale, L.) using a portable near infrared spectrophotometer. Journal of Near Infrared Spectroscopy, v. 24, n. 1, p. 77-82, 2016.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
15. | | CORRÊA, A. J. M.; PIÑA-RODRIGUES, F. C. M.; NOGUEIRA, L. A. da S.; SILVA, A. P. M. da; BEHLING, M.; ISERNHAGEN, I. Pre-germination techniques for ?faveira? in lots of different provenances as subsidy to standardization and commercialization. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, e2511628701, 2022.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
| |
17. | | DALZOT, J. C. T.; SILVA, A. P. M. da; ALMEIDA, M. de S.; GUEDES, L. S.; LACERDA, J. J. de J.; ARAUJO NETO, R. B. de. Produtividade de matéria seca de consórcios duplo e triplo em safrinha no município de Bom Jesus, PI. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MEIO-NORTE, 8., 2022, Teresina, PI. Anais... Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2023. p. 65. (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 291).Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
| |
18. | | BROGLIO, S. M. F.; ALEXANDRE, C. L. A.; MICHELETTI, L. B.; TRINDADE, R. C. P.; DIAS, N. da S.; SILVA, A. P. M. da. Toxicidade de extratos aquosos de folha e torta de sementes de nim na mortalidade da lagarta-do-cartucho. In: OLIVEIRA, A. M. de; VASCONCELOS, C. B. e L.; SILVA, J. F. da; MORAIS, M. A.; DIAS, N. da S.; CAMACHO, R. G. V.; ALENCAR, R. D.; PORTO, V. C. N. (Org.). (Org.). Produção orgânica no semiárido. Mossoró: EdUFERSA, 2016. Cap. 76 p. 716-725. (Coleção agroecologia e meio ambiente no Semiárido, v. 3).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
20. | | PACKER, A. T. M.; SILVA, A. P. M. da; BETTI, A. de F. F.; SILVA, B. R. da; SILVA, F. P.; MAGALHAES, J. C.; PINTO, J. M. A.; CHELEGAO, R.; BICUDO, R. de C.; MOUSTACAS, V. S. Setor de gestão de laboratórios (SGL). In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 11, cap. 8, p. 809-823.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
| |
Registros recuperados : 20 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|